Características do Guaraná: quais as suas principais propriedades?

Neste artigo vamos abordar as principais características do guaraná, assim como as suas principais propriedades e expor também:

guaraná
Guaraná
  • O que é
  • Características do guaraná
  • Quais as suas principais propriedades?
  • Quais os efeitos do Guaraná?
  • Como pode ser encontrado?
  • Para que serve?
  • Contraindicações?

O que é?

O guaraná é uma baga de origem do Norte do Brasil mais precisamente na Amazônia. É rico em substâncias funcionais dentre elas a cafeína, a teobromina, a teofilina entre outras.

A teobromina é um estimulante que causa euforia, também encontrada no chocolate. Já a teofilina também é um estimulante, com efeito mais forte que o da cafeína, porém encontrada em menor quantidade no guaraná.

A quantidade de cafeína é maior no guaraná que no café e por suas características é considerando um estimulante natural.

Características do guaraná

Das características do guaraná, a principal está na sua ação como estimulante físico e mental, melhora a capacidade de concentração e raciocínio, bem como favorece o trabalho muscular, em outras palavras tende a aumentar a resistência nos esforços mentais e musculares, do mesmo modo que diminuiu a fadiga motora e psíquica.

Quais as suas principais propriedades?

As propriedades do guaraná vão muito além do simples energético. Estudos mostram que além da propriedade como estimulante, acelerando o metabolismo e fazendo com que o organismo consuma a gordura (efeito termogênico) tem também efeito antioxidante, ou seja, possui substâncias que impedem reações de oxidação no corpo, evitando a produção de radicais livres, que danificam as células e aceleram o envelhecimento.

Outra propriedade importante é o auxilia na concentração. O guaraná age diretamente no sistema nervoso central, reduzindo a fadiga, sonolência e melhorando a capacidade de raciocínio.

Quais os efeitos do Guaraná?

Possui alguns efeitos como: afrodisíaco, ação tônica, diurético, adstringente, imunoestimulante, febrífugo, antioxidante, combate a obesidade e melhora a pressão sanguínea, bem como serve para o cansaço físico e mental.

Tem efeito direto na diminuição do apetite o que é ótimo para quem está em uma dieta para perder peso! Isso se deve ao chamado efeito termogênico, que nada mais é do que um processo que aumenta a energia gasta durante o dia e cria um cenário favorável para a queima de gordura acelerada o que acontece, sobretudo a noite.

Em alguns casos alivia dores de cabeça, sendo assim empregado como terapêutica auxiliar no tratamento da enxaqueca e de dores de cabeça. Tudo isso ocorre tendo em vista o benefício devido ao efeito central da cafeína sobre a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.

Trata-se de um estimulante físico e mental. No esporte ele aumenta a performance por diminuir a sensação de cansaço e prolongar o aparecimento de fadiga.

Leia mais:

Como pode ser encontrado?

Ele pode ser encontrado na forma de guaraná tostado, em tira, em pó e em xarope usado para preparar refrigerantes.

Para que serve?

Como o guaraná possui cafeína, ele atua como estimulante. Entre os seus muitos efeitos documentados, a cafeína mostra facilitar a perda de gordura e reduzir a fadiga.

Também age como energético, proporcionando energia, disposição física e mental. Seu consumo melhora a concentração e reduz a fadiga, dando mais disposição para as atividades do dia a dia. Característica do guaraná já mencionada anteriormente.

Por causa da quantidade de cafeína encontrada no guaraná, há uma melhora no desempenho nos exercícios, o que o torna aliado de atletas e praticantes de exercícios físicos. Ajuda também no retardando do início da fadiga diante de exercícios prolongados e exaustivos.

Contra indicações?

Não se recomenda em caso de dores de cabeça crônicas ou se não deves aumentar a temperatura do corpo, excitar o coração ou aumentar a tensão arterial. Seu consumo é contraindicado durante a gravidez.

Deve ser consumido com moderação.

Mais informações em plenoemagrecimento.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.